Maquiagem para o dia a dia é essencial?

Como saber se é necessário de maquiar todos os dias.

Durante meus atendimentos na consultoria de estilo pessoal percebi que maquiagem é uma grande questão. Não porque as mulheres tenham muitas dúvidas sobre como fazê-la, mas porque muitas vezes optam por não fazer ou por passos mais do que básicos, como um protetor com cor (que não é nem uma maquiagem).

Os principais motivos são: falta de tempo e preguiça, porque acreditam que esta é uma tarefa trabalhosa e demorada. Então, embora tenham maquiagem não a usam, reservando o artifício para momentos “especiais” ou para quando um profissional irá cuidar do serviço.

Como uma grande fã de maquiagem que sou, sempre dou uma cutucada a mais no tema, tento entender se realmente o tempo é um fator significativo a ponto de pular esta etapa na hora de se arrumar ser necessário, se é falta de habilidade ou se é mesmo uma questão de opção (porque pode ser, né?).

E aqui – como na maioria das vezes que estamos tratando de estilo pessoal, descobrir o que é importante para cada uma e o que cabe na vida delas é fundamental, afinal, será ela que viverá com a maquiagem (ou não) na pele e com a função de executá-la.

Para te ajudar a decidir se estar maquiada é necessário na sua vida eu sugiro que pense no seguinte: a maquiagem dá acabamento ao conjunto e podemos optar por fazê-la conforme o nível de formalidade da nossa rotina. Ela fará muito mais falta em quem está super arrumada do que em alguém que não esteja.

Por isso, se você trabalha em um lugar ou profissão que ainda exijam um dress code muito formal, é possível que estar maquiada (olá comissárias de bordo, advogadas, etc) seja mais importe para você no dia a dia do que no final de semana. Já se você se veste diariamente de maneira muito informal ou trabalha na área de saúde, por exemplo, é provável que a maquiagem seja dispensável no quotidiano. E se, ainda, você for baladeira, há grandes chances de você querer muito mais maquiagem no fim de semana do que nos dias úteis.

Entender a sua rotina pode ser um bom passo para decidir se a maquiagem é essencial ou não no seu dia a dia. De qualquer forma, mesmo para as que querem ter a aparência mais natural possível, alguns passos de maquiagem diários podem ser legais para manter a harmonia do conjunto. Eu já cronometrei, e ensino para minhas clientes que querem fazer muito pouca maquiagem uma rotina que dura de 10 a 15 minutos, dependendo da habilidade de cada uma (já teve quem fez em 7).

Para as que dizem não veementemente à maquiagem a recomendação é que mantenham os cuidados com a pele sempre em dia. Creminhos, tônicos, visitas à dermatologista ou esteticista são as soluções para quem quer mesmo é ficar de cara lavada. No final, o que vale é sentir prazer em cuidar de si mesma, então, seja qual for sua escolha, faça com satisfação e vontade.

E se precisar ir além, estou por aqui.
Conta comigo!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s