Dress code profissional: o código de vestir do trabalho.

Um tema recorrente aqui nestes posts e que sempre está em pauta durante as consultorias de estilo com minhas clientes é a roupa do trabalho, o que não teria como ser diferente, afinal, o trabalho ocupa mesmo um tempão na vida da gente. E como a convenção social ainda determina que estejamos vestidos para sair às ruas ;-), a preocupação com o que usar para trabalhar reaparece, quase todos os dias, pela manhã, ao executarmos esta tarefa diária.

No final, a maioria das pessoas, recorre a opções seguras que não as faça se destacar  e que, tão pouco, representam suas identidades. Estas escolhas, normalmente, fazem com que elas não se sintam confortáveis e seguras no dia a dia, o que só tira o foco do principal: o trabalho.

Foi pensando nisso e também em que são os funcionários quem fazem a “cara” da empresa e que a diversidade e talento de cada um deve aparecer, que a Vivo lançou uma campanha interna de dress code que desconstruiu a forma pré-concebida de se vestir dos funcionários e deu autonomia à eles nesta função. A marca, que vem se colocando no mercado como inclusiva, aberta e democrática entendeu que internamente este conceito também deveria ser levado a sério.

Campanha dress code Vivo.

Com o mote “Vem de você” a ação não pretende impor regras ou criar preocupação com a moda, mas dar liberdade para cada um se expressar individualmente e se sentir confortável em sua jornada diária. E a ideia não pára só nas roupas, mas engloba todo um processo de  humanização da empresa  que incluí até meditação para os funcionários.

Eu sou uma das pessoas que está envolvida com este projeto e pude conversar pessoalmente com os funcionários da Vivo durante uma palestra sobre como a nossa aparência se comunica e o ambiente de trabalho, além de escrever pequenas pílulas de conteúdo para abastecer a intranet da empresa de informações sobre o assunto, trazendo assim conhecimento que empodera cada um para gerir sua imagem sem estar preso a um manual de regras.

Um projeto incrível e que me deixou muito orgulhosa em fazer parte, por isso fiz questão de compartilhar aqui. Esta é uma das possibilidades de desenvolver um trabalho como consultora de estilo para empresas, mas existem outras tão legais quanto, todas personalizáveis, de acordo com a necessidade de cada negócio.

E se precisar ir além, estou por aqui.
Conta comigo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s