Roupa para o trabalho. Como escolher?

Quase 100% dos guarda-roupas em que estive pertenciam a mulheres que gastam a maior parte do seu tempo trabalhando, por isso, uma das necessidades delas era pensar em roupas para isso. Nem todas tinham o mesmo perfil, algumas trabalhavam em ambientes muito formais e outras passavam muito tempo no home office e havia, ainda, quem misturasse os dois.

Com tantas particularidades, e pensando que realmente passamos muito tempo vestidas para o trabalho, ter dúvidas sobre como escolher roupas para esta ocasião é totalmente natural. A gente tem a vontade de se sentir bonita, confortável, autêntica, adequada e tantas outras coisas no nosso ambiente de trabalho, as vezes tudo ao mesmo tempo. Então, como fazer isso?

Não tem como evitar estar adequado ao dresscode da empresa quando houver um. Para as que trabalham em ambientes formais pode parecer mais difícil imprimir a sua personalidade na roupa ou sair do básico, mas é possível sim. Procure manipular elementos que irão mostrar quem você é, mas ainda assim seguir as normas. Veja alguns recursos que você pode usar:

Texturas – use tecidos diferentes entre si (mais brilhante com fosco, por exemplo), que tenham plissados e detalhes ou textura própria (como lã e couro), isso deixará o visual todo mais interessante.

Cores e estampas – acrescente pontos de cores fortes ou coordenações de cores análogas (esta última é um pouco menos formal) ou peças com estampas clássicas para não optar pelo look totalmente neutro.

Acessórios – acessórios que tenham presença, possam ser vistos, mas ainda sejam clássicos, como correntes de metal e bolsas em modelagens clássicas, mas com alguma cor interessante.

Com certeza há mais possibilidades para quem faz parte do grupo que não tem dresscode, mas quando a autonomia é muito também pode haver confusão. Então, quais são os limites? Para os ambientes informais a maior regra é pensar sobre liberdade (sabe aquele história de que a minha termina onde começa a sua?) – é legal mostrar respeito pelos colegas, e a própria profissão, pode ajudar a delinear até onde você pode ir. Veja alguns princípios que podem te orientar:

Comprimentos – na dúvida, escolha do joelho para baixo, principalmente no caso de uma saia, para que, ao se movimentar, nada fique à mostra. Se for usar shorts, escolha os mais soltos e coordene com outras peças que cubram mais o corpo e não use salto alto.

Decotes – pode usar, mas não precisam ser enormes, as vezes nem precisa ter, um look todo mais justinho é bem feminino mesmo sem deixar nada á mostra.

Exagero – um visual todo brilhoso, justo e curto ao mesmo tempo ou qualquer outra coordenação que lembre mais uma festa/balada pode ser evitada. Se for usar uma peça muito impactante escolha bem como equilibrar o resto, mas pode sim ser criativo e divertido.

E se o caso for o home office? Aí a regra é o conforto! Se joga! O que a maioria deseja nestes casos é: ficar confortável, bonitinha para o companheiro (a), poder atender a porta sem colocar o roupão e, quem sabe, correr no banco ou no correio. Olha como dá para fazer:

E se precisar ir além, estou por aqui.
Conta comigo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s