Coordenando cores coloridas.

No geral, pessoas de qualquer cidade grande são reconhecidas como amantes de preto e cinza. Quase como se quisessem se misturar ao seu meio ambiente, estas são mesmo as cores que predominam nas metrópoles, por isso nos perfis de street style que a gente vê por aí, muitas vezes, estas são as tonalidades dominantes. Em uma cidade praiana, por exemplo, há muito mais facilidade em se vestir com pigmentações mais coloridas e variadas.

Mas, nem todo mundo se identifica de verdade só com os tons neutros ou os mais escuros. Na verdade, eles escolhem estas cores muito mais pela facilidade que sentem em combiná-las do que pela identificação com elas. Perde-se a oportunidade de usar este recurso maravilhoso: as cores.

Misturar cores pode até requerer algum conhecimento e um pouco de exercício no começo, mas, sem dúvida, isso vai te ajudar a se expressar ainda melhor através de sua imagem. É possível passar um monte de mensagens com coordenação de cores.

Para facilitar os arranjos é bom contar com um círculo cromático, como este aqui:

Cores_001

Ele permite que você verifique as possibilidades de cores que se harmonizam e depois use nas suas roupas.

As coordenação de cores básicas são:

  • Monocromáticas – àquelas em que trabalhamos somente uma cor em vários tons.
  • Análogas – àquelas que que ficam lado a lado no círculo.
  • Complementares – àquelas que ficam em lados opostos do círculo.

Algumas mensagens transmitidas com estas composições:

  • Quanto mais cores  houver em uma coordenação e quanto maior for o contraste entre elas mais informal, ousado e criativo este conjunto será.
  • Da mesma forma o oposto é verdadeiro, as mensagens passadas por combinações monocromáticas ou análogas serão: formalidade e elegância. Sendo que a segunda destas tem o poder de agregar jovialidade.
  • Assim como cores fortes são impactantes e demonstram poder, as mais suaves são mais receptivas, por isso, são muitas vezes indicadas para entrevistas de emprego, por exemplo.

É importante lembrar que escolher uma mensagem ao invés de outra não é bom nem ruim. O que você deve considerar para tomar esta decisão é o seu estilo de vida, quem você é e em que ambiente está. Não escolha simplesmente parecer criativo ou elegante porque você admira pessoas assim, ok? Faça a sua própria reflexão.

E se quiser ir além, lembre que estou aqui.
Conta comigo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s