Vestir com consciência

Em dia de black friday vou manifestar meu desejo de querer ajudar a propagar o consumo consciente. Não acho que vá existir um mundo em que as pessoas não compram, porém acredito que elas possam comprar plenamente cientes do que estão fazendo.

O mundo moderno nos ensina a comprar sem necessidade, a simplesmente consumir. Seja por uma questão de status ou por pura vaidade. Não creio que isso faça bem algum.

A professora de Yoga, designer de jóias, ativista política e diretora adjunta do Ethical Fashion Forum Amisha Ghadiali, acredita que é possível se vestir com ética. Em 2010 ela  publicou em seu blog um manifesto com 12 conselhos sobre isto.

As dicas são (e vá testando devagar, até isso ser natural, eu mesma estou apredendo):

Dica_01Pergunte a si mesma se você realmente precisa de algo novo – Ou talvez seja tão simples como vestir algo que você já tenha de uma maneira diferente. Se você resolver comprar, pense como você irá combinar a peça.

Teste e estabeleça um limite – Pense em quantas coisas você compra a cada mês ou ano. Dependendo da quantidade, reduza as suas compras a um terço ou mesmo a metade.

Pesquise sobre estilistas de moda ética – Cada vez mais estilistas estão comprometidos e com propostas para a moda ética feita de forma local e sustentável.

Dica_02Apoie os designers locais – Em um mundo tão globalizado, é difícil para os designers locais competir com as grandes marcas de varejo famosas. Mas as coisas que eles criam são especiais, originais e poluem bem menos.

Compre algo orgânico – E de novos materiais como cânhamo ou soja, já que são mais respeitadores do ambiente.

Limpe seu armário – E doe ou troque o que você já não usa ou se encaixa no seu estilo.

Quando você for comprar algo novo, pergunte – Onde a peça foi feita e por quem. É uma maneira de descobrir a história por trás da peça e se os estilistas pensaram sobre isso. Você está ajudando a mudar a indústria lembrando-lhes que eles deveriam pensar nisso pois 80% dos problemas de reciclagem de roupas velhas poderiam ter sido evitados no momento de sua criação.

Utilize sua máquina de costura (ou peça a uma costureira, porque para a gente é difícil) – E dê uma segunda vida para sua roupa velha. Máquinas de costura não são tão complicadas de usar.

Dica_03Quando você for compra algo novo, pense – Quanto tempo que você usará a peça? É só um impulso ou você realmente precisa dela e para quê?

Compre algo que vem do comércio justo – Pois a certificação de comércio justo garante que os produtores foram pagos de forma justa e não explorados como mão de obra escrava.

Alugue, tome emprestado ou faça trocas – Estão surgindo mais e mais serviços de aluguel de roupas, venda de roupas de segunda mão, eventos de troca-troca de roupas entre pessoas (aquilo que é lixo para você pode ser luxo para outro) e aproveite.

Divirta-se – A moda ética é para descobrir as histórias por trás da fabricação das roupas e mudar suas vidas para melhor, bem como ajudar o nosso planeta. Então, explore, experimente e desfrute.

Vamos tentar juntos?
Lembre que estou aqui. Conta comigo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s