Formal x informal

Paira sempre uma dúvida no ar sobre como parecer mais ou menos informal. Quais elementos transmitem uma ou outra sensação? É exatamente com estas impressões transmitidas pela roupa que a consultoria de estilo trabalha. O personal stylist manipula elementos para passar as mensagens desejadas.

Para te ajudar a começar a exercitar estas mensagens de estilo algumas informações que podem ser usadas como guia:

  • blazers são agentes de formalidade, você veste um e as chances, mesmo com calça jeans, de parecer mais formal é muito grande. O inverso pode acontecer quando colocamos uma jaqueta jeans.
  • tecidos planos, ou seja, que não esticam, principalmente os feitos com fios naturais como a seda, também deixam a composição mais formal, já os tecidos com elastano ou mesmo os naturais que expandam, tornam tudo mais informal;
  • coordenação de cores monocromáticas ou análogas, que são cores muito próximas no círculo cromático, como azul e verde, são bastante formais, principalmente se não houver quebra de cor na cintura, os conjuntos mais coloridos são mais despojados;
  • combinações de cores pouco contrastantes, tudo mais claro ou mais escuro, são mais formais, as muito contrastantes são menos;
  • estampas tradicionais como listras, poás e xadrezes, quando usadas sozinhas em uma roupa, são formais, estampas coloridas ou misturadas tem o efeito contrário.
(Blazer x jaqueta jeans e Baixo contraste x mistura de estampas)

(Blazer x jaqueta jeans e baixo contraste x mistura de estampas)

No trabalho, se você está em uma empresa que permite usar qualquer roupa, não há muito com o que se preocupar, no entanto se o dresscode é mais rígido dê mais atenção aos tecidos, cores e estampas adequadas, com certeza as chances de parecer mais elegante serão grandes.

Na vida, vale muito mais aquilo que faz a sua cabeça. Se você gosta de parecer clássica os itens mais formais vão te ajudar, caso contrário use mais cores, mais estampas e acessórios, isso deve te favorecer.

E se precisar ir além, lembre que estou aqui.
Conta comigo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s