Aluguel de roupas: um conceito que já virou realidade.

Aluguel de roupas para o dia a dia.Uma pesquisa realizada cerca de dois anos atrás pela marca de desodorantes Sure Women Linen Dry mostrava que as mulheres gastam cerca de R$ 260 mil em roupas durante suas vidas. Em média, elas adquirem neste período 271 pares de sapatos, 185 vestidos, 145 bolsas e 66 chapéus. Ufa!

Agora, imagina que cada peça adquirida um dia será descartada e, considere ainda que isso será feito não só por milhares de mulheres, mas também por todos os homens no mundo. É um universo de roupas, não é?

No entanto, saber de tudo isso talvez não seja o suficiente para aplacar os nossos desejos de consumo. Para pessoas que amam design e moda isso pode ser ainda mais difícil.

Unindo a vontade de ter sempre algo novo para vestir, ou que pelo menos seja novidade para você, à necessidade de diminuir esse grande consumismo, que gera tanto lixo no mundo, além da poluição que a sua própria confecção traz, foi que quatro mulheres em Amsterdã se juntaram para abrir um biblioteca de roupas, a Lena.

Lena_02

Funciona da seguinte forma, você paga uma mensalidade (há pacotes a partir de € 19,95 por mês) e pode emprestar o que quiser dentro de um acervo com mais de 1.200 peças. Eles tem itens novos (de designers alternativos e marcas sustentáveis) e vintage, mas nada de fast-fashions.

Depois que você usar o suficiente há duas alternativas: devolver ou, se amar muito mesmo, você também pode comprar a peça. No entanto, será uma compra 100% consciente e, ainda, testada por você. Muito legal, não?

Começar a pensar em soluções para problemas de nosso mundo é muito importante, além de ser responsabilidade de todos. Por isso, aplausos e agradecimentos à estas garotas, pois, tenho certeza, esta ideia vai se espalhar pelos quatro continentes.

E você, pode fazer a sua parte sempre refletindo sobre suas compras, escolhendo as marcas com critério e procurando cuidar de suas roupas para que elas durem o máximo possível.

Atualização – 07/04/17: Há dois anos atrás eu disse que essa ideia ia se espalhar, fui visionária, mas não mais do que as garotas que idealizaram o projeto inicial. Eis que retorno com a notícia de que já temos três espaços com a mesma finalidade, mas funcionamentos distintos entre si, em São Paulo. Você pode clicar nos links aqui em baixo e conhecer mais sobre cada um:

Atualização – 05/10/17: Está grávida e não quer adquirir roupas novas, mas quer poder ficar confortável e continuar linda? Esta start up brasileira aluga roupas especificamente para este momento de vida:

E se precisar ir além, lembre que estou aqui.
Conta comigo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s