O que é slow fashion?

Consumir com ética e consciência.Hoje, pela primeira vez, este post está sendo escrito especificamente para este blog. Com a intensão de deixar a gente mais próximo e permitir mais troca de ideais e conhecimento, foi que resolvi trazer das páginas do Facebook para este site os temas de que tenho tratado. A página do Facebook continua ativa e receberá outros conteúdos.

Sendo assim, vamos começar devagar, falando de slow fashion. A ideia central deste movimento é a mesma de outros que tem a mesma temática, como slow food e slow life, fazer com que sistemas que se tornaram automáticos retomem a sua essência e, com isso, que sentimentos simples, como o prazer comer, viver e vestir, possam ser recuperados no dia-a-dia.

Mas, além de sentimentos, este modo de produção quer recuperar dignidade, seja para marcas ou para pessoas envolvidas neste processo. O objetivo é fazer roupas que durem mais, com métodos menos poluentes, sem trabalho escravo e que, ainda assim, façam felizes os designs e consumidores.

Já existem inúmeras reportagens e até filmes que tratam do assunto por aí, mas na realidade a discussão não atinge a todos. É importante começar a falar mais sobre o tema e, principalmente, começar a ter atitudes que possam ajudar o desenvolvimento deste movimento.

As marcas que trabalham este conceito ainda crescem timidamente, especialmente no Brasil. Então, pode não ser fácil realmente comprar itens que tenham sido pensado dentro dos ideais do slow fashion, mas, é possível tornar o nosso consumo diário mais consciente.

Podemos procurar marcas nacionais, de pequenos empresários, com seus ateliês que não utilizam trabalho escravo, diminuir a frequência às fantásticas fast fashion e, também, comprar menos, muito menos. São as nossas atitudes que mudam o mundo.

“O fashion está obsoleto”, é o que diz a trendhunter holandesa Li Edelkoort. A moda, como conhecemos, tem seus dias contados, segundo esta especialista em tendências. Vale apena, então, pelo menos a reflexão, não?

E, se precisar ir além, lembre que estou aqui.
Conta comigo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s